Olá!!!
Estréia no próximo dia 21 a tão esperada e comentada 2ª temporada de Glee. Eu pessoalmente fiz questão de conferir todos os 23 primeiros episódios e uma questão ainda não me saiu da cabeça: Se retirarmos a parte musical, o que sobra?
A princípio Glee teve, na minha concepção, a intenção de retratar um colégio onde as diferenças entre as pessoas estão evidenciadas. E para isso, conta com um elenco do mais diverso possível, entre eles, um homossexual (que diga-se de passagem aparece mais ou menos 2 minutos por episodio), negros, asiáticos, pessoas “populares”, nerds e tudo mais que não fica longe do que se pode encontrar em qualquer lugar. Não me atrevo a dizer que a causa do show não é nobre. Afinal o preconceito infelizmente ainda está forte no mundo e precisa ser discutido. Mas tudo isso acabou deixando, e muito, a desejar, pois ao longo dos capítulos tudo acabou virando um amontoado de clichês que podem ser facilmente encontrados em qualquer filme de adolescentes americanos na Sessão da Tarde.
Isso pode ser exemplificado pela líder de torcida que engravida do jogador de futebol americano, pela pobre menina que não é popular e sonha se tornar uma estrela e acaba parecendo mais metida do que realmente é, pelo pobre garoto gay que acaba se apaixonando por um outro jogador de futebol (não sei qual é a dessas pessoas com atletas), que não aceita muito pessoas de orientação sexual diferente. E por aí vai. Se prestarem bem atenção nessas situações vai te bater uma coisa na memória dizendo que provavelmente vocês já viram isso em alguns outros lugares. Ou seja, Glee ainda não acrescentou nada de novo em relação a conteúdo. Talvez seja por isso que não tenha faturado muito no EMMY Awards 2010, onde entre outras, perdeu o prêmio de melhor série de comédia para Modern Family.
Em relação à música não tem o que discutir. Uma bela seleção dos hits mais famosos do momento, que servem justamente para talvez encobrir a falta de histórias realmente interessantes. Todos os atores e atrizes cantam e interpretam muito bem, disso não dá para se reclamar. E é aí que está o diferencial. É exatamente por ter esse elemento de musical, que Glee tem um certo tom de originalidade.
E parece que virá uma pitada a mais de drama por aí, já que corre rumores de que um dos personagens da série ficará entre a vida e a morte logo nos primeiros capítulos. Espero sinceramente que a 2ª temporada que está por vir seja melhor. Glee ainda é uma série que está no começo e pode corrigir os erros ao longo das próximas 4 temporadas já garantidas pela FOX. Mas caso isso não aconteça, pelo menos teremos a oportunidade de ouvir boa música interpretada por bons cantores, o que tem sido um tanto quanto raro atualmente, mas isso já fica pra outra!
Confiram a seguir um teaser promo da estréia da 2ª temporada:
Por Lucas Caparelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário