10 de out. de 2010

Castro e Saraiva: Violão Brasil

Uma boa pedida para quem gosta de ouvir música de ótima qualidade e nova no cenário musical são os dois violonistas Chico Saraiva e Emiliano Castro. Os dois têm em comum o fato de tocarem o mesmo instrumento e de se aventurarem no canto e na composição. Além disso, integram a nova safra de musicistas talentosos que contribuem, e muito, para o acervo de Música Popular Brasileira.

 




Emiliano Castro, 33 anos, estudou violão flamenco na Espanha, compõe e escreve arranjos para diferentes tipos de formações (quarteto de cordas, madeiras, quarteto de violões, conjunto regional e outras formações de câmara), é professor de música e cientista social.

Em São Paulo, Castro desenvolve carreira solo com dois shows: Kanimambo – repertório de seu primeiro disco autoral a ser lançado ainda em 2010 – e Siete Caminos – concerto solista dedicado exclusivamente ao gênero flamenco, com violão de 7 cordas.

Quanto ao disco a ser lançado, apresenta influências da música tipicamente brasileira, como samba, e de suas matrizes formadoras, a africana e europeia.






Chico Saraiva apresenta influências semelhantes as de Emiliano Castro, tendo Villa - Lobos, Edu Lobo e Guinga entre as mais destacadas.


Nascido no Rio de Janeiro, Saraiva vive em São Paulo desde 1995 e é formado em música pela UNICAMP (Universidade de Campinas). Tem quatro discos lançados: "Água" (1999), "Trégua" (2003), "Saraivada" (2007) e "Sobre Palavras" (2009).
Discografia de Chico Saraiva




























Fontes:
Site Oficial Chico Saraiva
Myspace Chico Saraiva
Myspace Emiliano Castro

Por Everton Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tag cloud