27 de out. de 2010

Bobby Mcferrin: Voz - Som

O cantor Bobby Mcferrin fez com que o canto popular se tornasse ainda mais respeitado. Sua técnica impecável fez com que os musicistas reconhececem a dificuldade e a necessidade prática da técnica vocal.

Entre suas habilidades mais plausíveis estão a capacidade de cantar em quatro oitavas (O mais comum é encontrar cantores com extensão de, no máximo, três oitavas) e o canto difônico. O canto difônico é uma técnica em que consiste no uso de duas notas por um mesmo cantor cantadas simultaneamente.




Perceba que no vídeo acima o cantor usa um som mais forte e grave, como se fosse um mantra, e sutilmente ele também produz um som agudo, como se fosse uma flauta.

Mcferrin também é muito afinado e consegue usar e abusar dos diferentes timbres que a voz humana pode produzir. Em algumas gravações ele chega a fazer todos os sons instrumentais apenas com a voz. Ele pode imitar um contra - baixo, um trompete, uma flauta, dentre as tantas outras possibilidades de imitação sonora.



A canção acima faz parte do disco "Don't worry, Be happy" (1988). Esse trabalho teve grande sucesso, chegando a ganhar o Grammy de melhor disco daquele ano.Todos os sons dessa canção são produzidos pelo próprio Mcferrin, seja pela voz ou pelo corpo.

Hoje, com 60 anos, Bobby Mcferrin participa de vários programas de educação musical, e faz aparições voluntárias como professor de música convidado e palestrante em escolas públicas nos Estados Unidos. Veja o vídeo de uma de suas apresentações:




Fontes:
Bobby Mcferrin Official 
Wikipedia - Enciclopedia online
Aulas-de-canto

Por Everton Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tag cloud