22 de abr. de 2011

Adele: A dor em forma de som

Antes de saber mais sobre Adele, peço que assista à sua apresentação no BritAwards, em 15 de Fevereiro, com a música "Someone Like You". Com isso, as palavras aqui serão poupadas consideravelmente. Logo no início o apresentador anuncia Adele com a seguinte frase: "Se alguma vez você teve seu coração partido, você será capaz de lembrar agora."




Fica evidente o nervosismo da cantora ao final da apresentação. A jovem de 22 anos ainda é inexperiente nos palcos, mas se mostrou talentosíssima com o lançamento do seu 2° CD: '21'. Adele diz que suas novas composições foram inspiradas na dor de um antigo relacionamento amoroso. 


Mas não é só a emoção que causa impacto nesse novo disco. Adele apresenta uma técnica vocal impecável e uma musicalidade envolvente. Suas canções apresentam influências do Soul mas com uma releitura bem original. No disco, a cantora abusa dos efeitos vocais e usa como acompanhamento instrumentos com uma sonoridade simples e agradável, como piano e violão. 




Por essas e outras, a inglesinha virou sensação neste primeiro trimestre de 2011. Tornou-se a primeira cantora viva da história a ter um disco e uma canção ao mesmo tempo no topo da parada inglesa. O feito pertencia aos Beatles desde 1964.


Adele também está causando discussões sobre o padrão estético imposto pela indústria cultural atualmente. Isso porque a cantora diz não ter problemas em ser gorda e que, ao contrário de artistas como Lady GaGa e Beyoncé, ela não faz músicas para os olhos. "Faço música para os ouvidos."






Fontes:


Correio24Horas


RollingStone


Wikipedia - Adele


Por Everton Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tag cloud