21 de abr. de 2011

Divas da Black Music: Aretha Franklin e Tina Turner

Continuando com o mergulho à um repertório musical diferenciado, nos deparamos com duas cantoras que marcaram intensamente a música negra produzida hoje, principalmente nos Estados Unidos.

Vamos começar pela mais 'cheinha' delas, Aretha Franklin (Cheia de Talento).



Também conhecida como "Rainha do Soul", Aretha faz jus a denominação por seus 20 prêmios Grammy. Nascida em 1942, iniciou sua carreira aos 14 anos. Começou cantando no estilo "gospel", influência de seu pai que era reverendo. Mas depois, seguiu para letras mais profanas. Enveredou por estilos como "Rythm and Blues", "Soul", "Jazz" e "Rock". Suas interpretações mais conhecidas são: 'Respect', 'I Knew You Were Waiting (For Me)' e 'You Make Me Feel (Like a Natural Woman)'.




Anna Mae Bullock (Tina Turner), é dois anos mais velha que Aretha. Tem muitos pontos em comum com esta, entre eles: Ter começado com a música "gospel"; Ter enveredado por gêneros da Black Music como o  "R&B", "Soul" e "Jazz"; E ter uma voz potente e marcante. Mas apresenta, além da denominação de "Rainha do Pop", o título de "Rainha do Rock", o que mostra claramente sua flexibilidade musical. Suas canções mais conhecidas são: 'River Deep Mountain High', 'Private Dancer', 'Rolling on the River (Proud Mary)', dentre outras.



Fontes: 


Por Everton Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tag cloud